Como diz a música:

“10 entre 10 brasileiros preferem feijão”

Para a maioria de nós o feijão é parte sagrada da refeição, além de delicioso, ele ainda é aliado da nossa saúde, sendo uma das principais fontes de ferro, zinco e cálcio. Existem vários tipos conhecidos, sendo os mais comuns: o feijão fradinho, de corda, preto entre outros.

Mas prepará-lo ainda é um obstáculo. Principalmente para aqueles que estão começando na cozinha. Segue um passo a passo que vai ajudar você a comer mais feijão!

Na panela de pressão:

Você gela só em ouvir falar na tal panela de pressão? A gente te entende. Afinal, ninguém sabe o que acontece ali dentro. Mas, usando com cuidado, ela será uma das suas maiores aliadas dentro da cozinha.

Segundo a chef Rita Lobo, do programa ‘Cozinha Prática’, o ideal é cobrir o feijão com água, tampá-lo, levar ao fogo médio, esperar a válvula apitar, e contar a partir daí vinte minutos.

Deixe que a pressão saia naturalmente, e então com um garfo, confira se os grãos estão macios. Caso contrário volte a panela destampada para o fogo e cozinhe por mais alguns minutos.

  • Incremente o sabor e o perfume adicionando folhas de louro antes de cozinhar. Prefira louro fresco, o aroma será mais intenso.

Na panela convencional:

É totalmente possível preparar feijão em uma panela convencional, você só vai precisar de um pouco mais de paciência e tempo.

Remolho

Deixar o feijão de molho em água, ajuda a amolecer os grãos, deixando eles mais macios e com o cozimento mais fácil.

Antes de mais nada, é necessário que o feijão fique de molho em água por pelo menos 4 horas. O ideal seriam 12 horas com pelo menos 1 troca de água a cada 6 horas. Isso garante que o grão esteja além de macio sem as toxinas que causam gases.

  • Para saber a idade do feijão, uma dica é morder um grão cru e sentir a consistência. Se estiver duro demais, é velho. Portanto precisará de um pouco mais de tempo.

Cozimento

Ao retirar o feijão do remolho, escorra-o bem, e nunca use essa água para cozinhá-lo.

  • para cada xícara de feijão, você vai precisar de 3 xícaras de água morna.

Junte o feijão e a água em uma panela tampada em fogo médio. Cozinhe por cerca de 1 hora e meia, certificando sempre da quantidade de água.

Temperando

Depois que cozido, é hora de temperá-lo, invista em temperos, especiarias e ervas que combinem entre si, adicionar carnes e defumadas também trarão mais sabor.

  • Use manjericão, cebola, cominho, cheiro verde, pimenta dedo de moça, linguiças e bacon… Ouse e prepare do jeito que mais gostar.
  • Deixe o sal para o final do processo, você sempre poderá corrigi-lo adicionando mais água caso tenha ficado excessivo.

Engrossando o caldo

Encorpe o caldo amassando alguns grãos ou até mesmo processando no liquidificador uma pequena porção do feijão cozido e temperado.

Conservando

O feijão cozido e sem tempero pode ficar facilmente no freezer por até 6 meses. Então recomendamos que você somente tempere quando for consumi-lo.


Em conclusão essas foram algumas dicas de como preparar um dos pratos mais simples e presentes na gastronomia brasileira. Esperamos que tenham aproveitado e qualquer dúvida deixe nos comentários logo abaixo que responderemos sempre que possível.

Confira mais uma dica de Como Preparar Aquele Arroz Soltinho, clicando aqui.