
Como diz a música:
“10 entre 10 brasileiros preferem feijão”
Para a maioria de nós o feijão é parte sagrada da refeição, além de delicioso, ele ainda é aliado da nossa saúde, sendo uma das principais fontes de ferro, zinco e cálcio. Existem vários tipos conhecidos, sendo os mais comuns: o feijão fradinho, de corda, preto entre outros.
Mas prepará-lo ainda é um obstáculo. Principalmente para aqueles que estão começando na cozinha. Segue um passo a passo que vai ajudar você a comer mais feijão!
Na panela de pressão:
Você gela só em ouvir falar na tal panela de pressão? A gente te entende. Afinal, ninguém sabe o que acontece ali dentro. Mas, usando com cuidado, ela será uma das suas maiores aliadas dentro da cozinha.
Segundo a chef Rita Lobo, do programa ‘Cozinha Prática’, o ideal é cobrir o feijão com água, tampá-lo, levar ao fogo médio, esperar a válvula apitar, e contar a partir daí vinte minutos.
Deixe que a pressão saia naturalmente, e então com um garfo, confira se os grãos estão macios. Caso contrário volte a panela destampada para o fogo e cozinhe por mais alguns minutos.
- Incremente o sabor e o perfume adicionando folhas de louro antes de cozinhar. Prefira louro fresco, o aroma será mais intenso.
Na panela convencional:
É totalmente possível preparar feijão em uma panela convencional, você só vai precisar de um pouco mais de paciência e tempo.
Remolho
Deixar o feijão de molho em água, ajuda a amolecer os grãos, deixando eles mais macios e com o cozimento mais fácil.
Antes de mais nada, é necessário que o feijão fique de molho em água por pelo menos 4 horas. O ideal seriam 12 horas com pelo menos 1 troca de água a cada 6 horas. Isso garante que o grão esteja além de macio sem as toxinas que causam gases.
- Para saber a idade do feijão, uma dica é morder um grão cru e sentir a consistência. Se estiver duro demais, é velho. Portanto precisará de um pouco mais de tempo.
Cozimento
Ao retirar o feijão do remolho, escorra-o bem, e nunca use essa água para cozinhá-lo.
- para cada xícara de feijão, você vai precisar de 3 xícaras de água morna.
Junte o feijão e a água em uma panela tampada em fogo médio. Cozinhe por cerca de 1 hora e meia, certificando sempre da quantidade de água.
Temperando
Depois que cozido, é hora de temperá-lo, invista em temperos, especiarias e ervas que combinem entre si, adicionar carnes e defumadas também trarão mais sabor.
- Use manjericão, cebola, cominho, cheiro verde, pimenta dedo de moça, linguiças e bacon… Ouse e prepare do jeito que mais gostar.
- Deixe o sal para o final do processo, você sempre poderá corrigi-lo adicionando mais água caso tenha ficado excessivo.
Engrossando o caldo
Encorpe o caldo amassando alguns grãos ou até mesmo processando no liquidificador uma pequena porção do feijão cozido e temperado.
Conservando
O feijão cozido e sem tempero pode ficar facilmente no freezer por até 6 meses. Então recomendamos que você somente tempere quando for consumi-lo.
Em conclusão essas foram algumas dicas de como preparar um dos pratos mais simples e presentes na gastronomia brasileira. Esperamos que tenham aproveitado e qualquer dúvida deixe nos comentários logo abaixo que responderemos sempre que possível.
Confira mais uma dica de Como Preparar Aquele Arroz Soltinho, clicando aqui.
Carla vanessa Estevam Sales
24 de junho de 2019 at 21:15Adorei à dica! Agora já sei como fazer o meu feijão.
ricardooseas
24 de junho de 2019 at 22:43Segue a gente nas redes sociais! https://www.instagram.com/colherdesopa
Abraço
Feijão Tropeiro | Colher de Sopa
16 de agosto de 2019 at 05:32[…] Não sabe como preparar feijão? Leia o artigo que preparamos especialmente pra você: Preparando feijão de um jeito saboroso […]