Crepe Francês ou Crepe Suíço?
Crepe francês: com a ajuda de um rodinho para crepes, a massa é aberta em formato circular, sobre uma crepeira francesa, (similar à uma chapa redonda) após se desprender da crepeira, a massa é então virada, recheada e finalizada com a dobra, que é uma das principais característica deste tipo de crepe. A massa é similar a do crepe suíço, e também é servido com recheios salgados ou doces. Outra característica que diferencia entre os crepes, é que o crepe francês é mais refinado na maneira de servir.
Crepe suíço: é muito consumido no Brasil, principalmente em eventos ao ar livre tais como: festas juninas, partidas de futebol, entre outros. Assim como o crepe francês, o crepe suíço leva: farinha, leite e ovos. Ele é assado em uma crepeira suíça, a massa e o recheio (que pode ser tanto salgado quanto doce) são prensados por duas chapas de metal, e é servido em um palito. A massa é similar à do crepe francês, podendo sofrer pequenas variações dependendo da receita.
Agora que você já conheceu um pouco da diferença, e da similaridade entre os crepes, que tal preparar essa delícia na sua casa?
Nessa receita, usamos uma opção infalível para o recheio: creme de avelã com morangos.
De origem francesa, e com uma massa muito parecida com a de panqueca, o crepe conquista paladares e cardápios por todo o Brasil. O preparo do crepe é fácil e você tem uma lista sem fim de recheios.
O crepe é um coringa também na hora de servir, podendo fazer parte do café da manhã ou do lanche, ou ainda o crepe é uma opção deliciosa de sobremesa. Experimente e se surpreenda!
Abaixo você encontra a lista completa de ingredientes e também o passo-a-passo em vídeo. Se inscreva no nosso canal do YouTube e assista mais vídeos simples e rápidos como esse.

De origem francesa, e com uma massa muito parecida com a de panqueca, o crepe conquista paladares e cardápios por todo o Brasil. O preparo do crepe é fácil e você tem uma lista sem fim de recheios.
- 300 gramas de farinha de trigo
- 700 ml de leite
- 3 ovos
- 3 colheres (de sopa) de óleo
- 1 pitada 1 pitada de sal
- 50 ml de bebida alcoólica (rum ou conhaque) – Opcional
-
Em uma tigela junte: 300 gramas de farinha de trigo, 3 ovos, 3 colheres (de sopa) de óleo, tempere com 1 pitada de sal, e 700 ml de leite. (Os franceses tem o costume de acrescentar a essa massa, 50 ml de alguma bebida alcoólica, que pode ser RUM ou CONHAQUE – Esse ingrediente é OPCIONAL).
-
Misture tudo até que vire uma massa lisa e bem homogênea.
-
Unte uma frigideira com óleo e deixe esquentar bem. Recomendamos usar uma frigideira antiaderente.
-
Adicione uma conha da massa e espalhe uniformemente fazendo movimentos circulares.
-
Então, quando a massa estiver bem firme, use uma espátula para desgrudar as bordas, e vire-o.
-
Sugestão de Recheio: Creme de Avelã com morangos
-
Sirva. Bom Apetite!
Roberto
19 de janeiro de 2020 at 00:42Amei essa receita! e a historia!